Minha foto
Para esta geração saber da importância dos seus ancestrais, pois também fizeram história, mesmo com os recursos existentes da época.

Alto Jacuí


       
Em 1897, as companhias de colonização passaram a explorar as terras do Centro-Norte do Rio Grande do Sul, especialmente a partir da Colônia do Alto Jacuí, fundada em 1897 pela Empresa Colonizadora A. Schimitt & Oppitz & Cia., da qual o Cel. Gervásio Lucas Annes também era sócio.                                                                                                                                                          

               Quando da instalação da colônia, a área tinha 32 mil hectares, divididos em 674 lotes, com quase toda superfície  coberta de matas de madeira para construção e marcenaria (pinheiro, cedro e louro, entre outros).                                                                                                                               
 
              A sede geral da colônia era a povoação de Não-Me-Toque  (uma versão para esse nome tem origem na vegetação dasyphyllum spinescens, composta por um arbusto de grande abundância na região, de tronco curto e recoberto de espinhos de 3cm a 5cm  de comprimento, agrupados de 3 em 3 ao longo do caule, planta conhecida como Sucará ou Espinho de Santo Antônio, e mais popularmente como "não-me-toque".                                                                                                                                                                    
                 Em 1907, os colonos que se instalaram, na maior parte do Alto Jacuí, eram basicamente de origem alemã, seguido de brasileiros,  italianos e em 1949 chegaram, em Não-Me-Toque, as primeira famílias de holandeses.


Fonte: Lv. "A Trajetória" de A. Rückert. pgs 124-125; Lv. "Annaes do MPF" de Francisco Antonino Xavier e Oliveira. pgs 108-109 e Lv. "Não-Me-Toque no Rastro de sua História" de Sandra Cunha.
________________________________     ********    ___________________________________

Seja uma pessoa de visão, começando por sua região, lendo o jornal VISÃO REGIONAL online.


Saiba mais sobre a região e traga a família.

 Investir também é empreender:

                         Acompanhe os investimentos na qual você também contribuiu.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ainda: