Minha foto
Para esta geração saber da importância dos seus ancestrais, pois também fizeram história, mesmo com os recursos existentes da época.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Seca x Enchente

               Para quem vivenciou, se lembra até hoje da enchente de junho de 1941; Geada em 03 de janeiro 1942;  Seca: verão de 1943;  Praga de gafanhoto que começou numa quarta-feira do mês de setembro de 1947  na localidade de Rincão Seco. Do vendaval em " Linha Fior" onde destruiu a escola no dia 24 de setembro de 1964.  A estiagem que necessitou aumentar a profundidade dos poços, para que se alcançasse a água existente. As nuvens que se formavam espantosamente "de tapar o sol" pelo bando de gafanhotos com cerca de 8cm (oito centímetros) de comprimento e de cor cinza com branco (carijó), sendo preciso o governo da época enviar um pó especial para matar os gafanhotos, estes cavavam em solo da terra mais dura e densa que havia, produzindo uma espuma branca e pegajosa, que dali se reproduziam novos "gafanhotinhos". Os galhos dos pinheiros de araucárias onde os gafanhotos ficavam, eram quebrados devido ao peso, matando-os alguns na queda.

Seca versus Enchente: antítese; dupla oposta; Quando uma se manifesta, a outra fica à espreita, esperando o momento certo para se manisfestar.

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ainda: