Minha foto
Para esta geração saber da importância dos seus ancestrais, pois também fizeram história, mesmo com os recursos existentes da época.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Carlos Abreu

O Coronel Carlos Gomes de Abreu, vindo da cidade de Pelotas, RS, final do século XIX, constituiu-se,  assim, dono de uma das maiores fazendas ("... em 1917, ... os herdeiros repassaram ao Cel. Carlos Gomes de Abreu, que a batizou de São Carlos." ver mais  na página 107 e - O jornal: “O comércio”  de 20/7/1927 ...

noticia a venda de campos ao Sr. Cel. Carlos Gomes de Abreu - na página 205) entre tantas adquiridas e administradas por ele.  Com o falecimento do Coronel em 1936, deixou seu patrimônio para sua esposa e filho.        

                Casado com Honorina Campos de Abreu, A Dona Cassinha, teve um único filho, Carlos Mariense de Abreu. Em 1960,  Vera Abreu, casou-se com Getúlio Medeiros, natural de Tupanciretã. A avó de vera, Cassinha, de-lhe de presente a "Estância do Posto". Nesse tempo só a pecuária era explorada.
                   Em 1968, Getúlio Medeiros, suicidou-se; Então Vera Abreu casou-se com o Engº Carlos Alberto Faccin, em 1970 transforma a fazenda na Pecuária Arroio Branco, (Rodeio Branco)* sementes certificadas de soja e trigo, vendendo gado da raça charolês e reprodutores. Com uns 3 mil hectares de área, ficando a 23Km de Ibirubá, RS.
                 Atualmente, recebem homenagem e são lembrados com nomes de ruas, na cidade de Tupanciretã , RS, os Srs. Carlos Gomes de Abreu e Carlos Mariense de Abreu. (pai e filho). Bibliografia: Lv. da Pref. Munic. 35º anos de Emancipação de Ibirubá,  RS. (IBIRUBÁ - Pólo Regional de Integração - ANO 35 - Sua história e sua gente; página: 29)

* Fonte: Nelson da Silva em 05/01/2014


4 comentários:

  1. Meu avô Acelino Pinheiro foi alambrador e capataz da Fazenda da Dona Cassinha e do "Seu" Carlos Abreu. Eram muito gente boa. Boa recordação. Gostei do blog.

    ResponderExcluir
  2. Correção:
    O nome correto da fazenda que a Vera recebeu e RODEIO BRANCO,

    ResponderExcluir
  3. Olá, como faço para ter acesso ao jornal “O Comércio “ de 20/07/1927 e ao Lv. Da Pref. Munic. 35* anos de Emancipação de Ibirubá, RS? Parabéns pomelo blog, valiosas informações. Obrigada. Maria Angelica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. Maria Angélica, os referidos materiais fazem parte do acervo particular da família. Agradecemos a participação.

      Excluir

E ainda: